Estágio supervisionado na formação docente: experiências e práticas do IFSC-SJ

Breve resumo do livro:
O livro “Estágio Supervisionado na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ” discute o processo de formação inicial de professores/as nos estágios supervisionados das licenciaturas do IFSC-SJ. Apresenta pressupostos teóricos e metodológicos para a leitura e a escrita como processo formador. As histórias são contadas por sujeitos que como professores/as formadores e/ou professores/as em formação, procuraram contribuir com a realidade das escolas de educação básica em que os estágios foram realizados, apresentando dúvidas, reflexões e possibilidades de uma trajetória em construção. É uma produção do Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidade e Formação Docente – GRIFO e reúne dez artigos. Leia mais ›

Estudantes do IFSC apresentam diferentes maneiras de ensinar Química em seminário

A cozinha, os quadrinhos ou o sistema de vermicompostagem podem ser aliados no ensino de química, como mostram três trabalhos apresentados no Seminário de Estágio do curso de licenciatura em Química do Câmpus São José do IFSC. O evento, realizado na quarta-feira, 28 de novembro, fez parte do Ciclo de Seminários em Química do câmpus e teve como tema os estágios realizados por estudantes do curso de licencatura.

Leia mais no site do IFSC-SJ…

 

IX Seminário de Estágio da Licenciatura em Química

Essa semana vai rolar no IFSC – SJ o IX Seminário de Estágio do curso de Química – Licenciatura do IFSC-SJ, no dia 28 de novembro de 2018 (19h – 21h). Venha prestigiar as atividades de estágio que contemplam o curso de licenciatura e conheça diferentes práticas para o Ensino de Química e como os Estágios Supervisionados são realizados no IFSC-SJ. Vai ter muita coisa legal, experiências de vivencias incríveis, música, oficina e muita conversa, tudo isso de forma super dinâmica e inovadora!!

Leia mais ›

Trabalho de estagiários do IFSC resulta em exposição sobre química em escola de Palhoça

Estudantes de três turmas do terceiro ano do ensino médio da escola estadual Irmã Maria Teresa, em Palhoça, organizaram uma exposição para apresentar aos colegas de escola a química de maneira mais divertida e interativa. A orientação da atividade, ocorrida na última quinta, foi de três alunos do curso de licenciatura em Química do Câmpus São José do IFSC, que fizeram estágio na escola palhocense.

Leia mais no site do IFSC…

A formação de professores no ensino das ciências e a socialização de práticas pedagógicas criativas e ecoformadoras

Na continuação das interações que visam disseminar as ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Identidade e Formação Docente – GRIFO, do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC – Câmpus São José – CSJ, a Professora Giselia Antunes Pereira realizou uma palestra na última quinta-feira, dia 04 de outubro de 2018, na qual contou com a presença e participação do corpo docente da Escola Superior de Educação de Coimbra – ESEC.

Segundo a Professora Filomena Teixeira da ESEC, esta palestra inseriu-se na “iniciativa – Encontro com… –  a ser promovida durante o ano letivo 2018/2019 pela área científica de Ciências Experimentais, do Ambiente e Saúde – CEAS. Desta ação resultará um conjunto de sessões (abertas a docentes da ESEC que pretendam participar) e para as quais serão convidados docentes e/ou investigadores/as de outras instituições nacionais e internacionais a fim de partilharem experiências, projetos e/ou investigações. Pretende-se, com esta ação, promover o intercâmbio de práticas nos domínios do Ensino das Ciências e Estágios Curriculares            Supervisionados”.

Na oportunidade da palestra foram apresentadas, pela Professora Giselia, algumas das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação formação de professores do IFSC-CSJ, que se constituem em focos de estudo e pesquisa dos membros integrantes do GRIFO.

Leia mais ›

Top