Estágio supervisionado na formação docente: experiências e práticas do IFSC-SJ

Breve resumo do livro:
O livro “Estágio Supervisionado na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ” discute o processo de formação inicial de professores/as nos estágios supervisionados das licenciaturas do IFSC-SJ. Apresenta pressupostos teóricos e metodológicos para a leitura e a escrita como processo formador. As histórias são contadas por sujeitos que como professores/as formadores e/ou professores/as em formação, procuraram contribuir com a realidade das escolas de educação básica em que os estágios foram realizados, apresentando dúvidas, reflexões e possibilidades de uma trajetória em construção. É uma produção do Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidade e Formação Docente – GRIFO e reúne dez artigos. Tem como apresentação um texto de Miguel Arroyo denominado “Estágios – um convite a radicalizar sua função formadora”. Na introdução discute os “Estágios supervisionados nas licenciaturas do IFSC-SJ: práticas e propostas de formação”. Os demais artigos são divididos em três unidades denominadas: “Que estágios supervisionados? Para que formação docente?”, “Os projetos criativos ecoformadores como proposta metodológica” e “práticas de estágio na formação docente”. O livro convida a conhecer e ver os estágios supervisionados nas licenciaturas em educação como uma experiência transformadora e formadora, realizada por diferentes sujeitos que dialogicamente se constituem e são constituídos nessas relações.
Palavras-chave: Formação de professores; Estágio Supervisionado; Ensino de Química

ISBN: 978-85-8464-129-1
Organização: Paula Alves de Aguiar, Franciele Drews, Talles Viana Demos, Giselia Antunes Pereira, Kamille Vaz
Editora: Publicação do IFSC (Publicações do IFSC)
Ano: 2019

PDF livro completo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*