A formação de professores no ensino das ciências e a socialização de práticas pedagógicas criativas e ecoformadoras

Na continuação das interações que visam disseminar as ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Identidade e Formação Docente – GRIFO, do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC – Câmpus São José – CSJ, a Professora Giselia Antunes Pereira realizou uma palestra na última quinta-feira, dia 04 de outubro de 2018, na qual contou com a presença e participação do corpo docente da Escola Superior de Educação de Coimbra – ESEC.

Segundo a Professora Filomena Teixeira da ESEC, esta palestra inseriu-se na “iniciativa – Encontro com… –  a ser promovida durante o ano letivo 2018/2019 pela área científica de Ciências Experimentais, do Ambiente e Saúde – CEAS. Desta ação resultará um conjunto de sessões (abertas a docentes da ESEC que pretendam participar) e para as quais serão convidados docentes e/ou investigadores/as de outras instituições nacionais e internacionais a fim de partilharem experiências, projetos e/ou investigações. Pretende-se, com esta ação, promover o intercâmbio de práticas nos domínios do Ensino das Ciências e Estágios Curriculares            Supervisionados”.

Na oportunidade da palestra foram apresentadas, pela Professora Giselia, algumas das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação formação de professores do IFSC-CSJ, que se constituem em focos de estudo e pesquisa dos membros integrantes do GRIFO.

O destaque à Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC/IFSC/SJ, a qual o GRIFO está vinculado, também se fez presente pela socialização dos Projetos Criativos Ecoformadores – PCE´s, tal como revela no título do encontro – “ATERRIZANDO POR PRÁTICAS EDUCATIVAS CRIATIVAS E ECOFORMADORAS: a decolagem dos cursos de formação de professores do IFSC/CSJ”.

No sentido de dinamizar a apresentação dos organizadores conceituais dos PCE´s e seus pressupostos, o encontro iniciou-se com um momento de epítome/desafio, feito com dobraduras de papel, em que possibilitou explicitar os anseios da decolagem das práticas pedagógicas formativas que se vivenciam nos cursos de formação de professores do IFSC/CSJ, bem como fazer analogias, correlações e reflexões que permitiram contextualizar como se deu o processo de aterrisagem nessa caminha metodológica.

Considerando a impressão do Professor José Morgado, o encontro foi “muito interessante a começar na dinâmica inicial que nos permitiu “voar”, a partir dos nossos aviões, cada um com sua criatividade. Agradeço (obrigado!) pela partilha dos projetos criativos que nos apresentou e muito nos enriqueceu”.

Nessa direção e contribuindo com a avaliação da manhã de trabalho, a Professora Dulce Vaz aponta que a palestra “permitiu conhecer um contexto diferente de formação inicial e contínua de professores, realizada de uma forma criativa e inovadora, que penso que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, quer dos/as alunos/as como dos professores.”

O momento final do encontro, tal como nas ações de polinização, fez-se de atitudes autenticas e ecoformadoras que ficarão registradas como boas memórias, pelas das relações estabelecidas entre pares que acreditam numa educação diferenciada e participAtiva, não só pelos vôos que dele podem resultar, mas pela resiliência que delas vai demandar.

Para terminar a Professora Giselia Antunes acrescenta: desta polinização, minha bagagem também vai levar mais uma prenda*, um livro** carinhosamente oferecido pela Professora Ana Maria Alburquerque , onde possui co-autoria e aborda as questões da “resiliência” que tanto temos vindo a “grifar”.

*Presente

**RALHA-SIMÕES, Helena; SIMÕES, Carlos Marques; ALBUQUERQUE, Ana Maria; SIMÕES, Celeste; SERPELONI, Fernanda; DESLANDES, Suely Ferreira; ASSIS, Simone Gonçalves; MARTINS, Maria Helena; MURCHO, Nuno Álvaro C.; TOMÁS, Carla Fonseca.  RESILIÊNCIA – Novos olhares face aos desafios do nosso tempo.  Org. Helena Ralha-Simões. Coordenação Editorial, Carlos Marques Simões (GREI), Lisboa: Edições ex_Libris, Sítio do Livro.pt.  2018.