Egressa do Câmpus São José compartilha experiências de práticas de estágio na EJA

Formada pelo curso de licenciatura em Química do Câmpus São José, Carolina Toledo Cavalcante ministrou palestra para a comunidade acadêmica do curso de mesmo nome no Câmpus Criciúma, compartilhando sua experiência de estágio supervisionado de regência em química e os resultados da pesquisa do seu trabalho de conclusão de curso, com o tema “Ensino de Química no Proeja: busca de sentidos para escolarização”.

Carolina também divulgou o livro “Estágio Supervisionado na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ”, publicado em 2019 pela editora do IFSC. Ela participou da elaboração do livro, juntamente com os membros do Grupo de Pesquisa de Identidade e Formação Docente (Grifo), do Câmpus São José.

O objetivo do encontro foi discutir políticas públicas e aspectos da docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes da segunda fase, que estão planejando desenvolver oficinas pedagógicas experimentais com alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), a serem realizadas no âmbito das atividades de Prática como Componente Curricular (PCC), participaram e puderam ampliar o olhar sobre as potencialidades pedagógicas do trabalho em que estão inseridos.

Leia mais ›

Licenciatura completa 10 anos com festa e seminário

O curso de licenciatura em Química do Câmpus São José completa 10 anos em 2019. Para marcar a data, o câmpus realiza programação durante a semana, como o VI Ciclo de Seminários em Química e o X Seminário de Estágio das Licenciaturas.

A primeira noite de programação aconteceu na segunda-feira (10), no auditório do Câmpus, com homenagem aos ex-coordenadores de curso, palestra com convidados, apresentação de livros publicados por professores, corte do bolo e atrações musicais.

O curso de Licenciatura em Química do Câmpus São José e os cursos de Licenciatura em Física de Araranguá e Jaraguá do Sul foram as licenciaturas pioneiras, no momento em que o Cefet/SC transformava-se em IFSC, tendo como denominação Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química e Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física. Os planos pedagógicos foram construídos coletivamente entre os câmpus. Atualmente, além desses três cursos, o IFSC conta com outras duas licenciaturas com turmas em andamento, a de Química no Câmpus Criciúma e a de Pedagogia Bilíngue no Câmpus Palhoça Bilíngue.

Leia mais no site do IFSC…

Projeto do Câmpus São José lembra os 100 anos do eclipse que fortaleceu teoria de Einstein

Saiba mais…

Lançamento de livro no Evento de 10 anos de Licenciatura no IFSC-SJ

Evento de comemoração aos 10 anos de Licenciatura no IFSC-SJ

Mais informações…

Top